quarta-feira, maio 03, 2006

A Universalidade do Pecado Versus Responsabilidade Individual


"Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da Terra; porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus. O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios. Por isso a Terra está de luto, e todo que mora nela desfalece, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem." Oséias 4:1-3.

"A face da Terra embutiu-se de opulência e de vícios. A civilização resplandeceu em majestade e males, viveram os homens na ambição e na guerra, medraram os povos no dinheiro e no sangue. Uma imensa treva coriscada de crimes envolveu o mundo". – F. Magalhães.
Este o quadro deixado pelo pecado sobre o mundo esquálido.
"Porque sabemos que até agora o Universo todo geme com dores iguais às dores de parto. E não somente o Universo, mas nós que temos o Espírito Santo como a primeira dádiva de Deus, gememos no íntimo enquanto esperamos que Deus nos faça filhos, e liberte todo o nosso ser." Romanos 8:22 e 23.
O pecado se estendeu rapidamente, como a erva daninha, e se infiltrou em todas as partes da Terra. Universalizou-se, em outras palavras. E no tocante aos racionais, estes foram o alvo principal. "E lhe deu esta ordem: ‘De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do Bem e do Mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás’" Gênesis 2:16 e 17.
"Assim como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram." (Rom. 5:12, VA). "O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o pecado trouxe a morte. E assim a morte se espalhou a toda raça humana, porque todos pecaram." Romanos 5:12.
A frase em destaque com o padre Figueiredo é: "No qual todos pecaram", que revela o dogma do pecado original, isto é, do pecado de Adão, transfundido por todos seus filhos; que por isso todos nascemos pecadores, inimigos de Deus, filhos da ira e réus da condenação eterna.
"De fato todos nós éramos como eles, vivendo de acordo com a nossa natureza humana, e fazíamos o que os nossos corpos e as nossas mentes queriam. Assim, como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus". Efésios 2:3.
Albert Barnes assevera: "Adão foi o primeiro pecador entre os homens e em conseqüência todos os outros se tornaram pecadores. Mas o apóstolo não está discutindo o pecado original, mas ele está citando um simples fato, inteligível a todos: O primeiro homem violou a Lei de Deus, e seu caminho de pecado foi introduzido entre os homens. O pecado é transgressão da lei moral por um agente moral; não que tenhamos pecado em Adão, ou que sua natureza se tornou corrompida, o que é verdade, mas o apóstolo não afirma em Romanos 5:12: "O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o pecado trouxe a morte...", que o pecado de Adão nos foi imputado, mas simplesmente afirma que todos os homens pecaram. Fala evidentemente do grande fato de que todos os homens são pecadores. Não fala de uma dificuldade metafísica, não diz da condição do homem ao vir ao mundo. Cada homem peca em seu próprio corpo, peca de si e não em outra pessoa".
Diz John Peter Lang que "a expressão não indica só tendência para pecar e morrer na natureza humana, mas também a propagação do pecado, porque o mundo é o conjunto de coisas e significa uma conexão orgânica".
A.B. Langstone assevera: "Quando Adão caiu, com ele caiu a raça humana, pois ele era a raça de então. Sua queda começou a fazer parte da sua natureza moral, que passou aos seus descendentes. Outros pecados confirmam o estado do homem decaído.
"O pecado da raça é nosso, mas os pecados pessoais de Adão não nos pertencem e não participamos de sua culpa. É por isso que Deus nos imputa o pecado da raça e não os pecados pessoais de Adão. 'Portanto, por que é que você condena seu irmão? Pois todos nós estaremos diante de Deus, para sermos julgados por Ele. Porque as Escrituras Sagradas dizem: Tão certo como Eu vivo, diz o Senhor, todos ficarão de joelhos diante de Mim, e todos afirmarão que Eu sou Deus." Portanto, 'cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus'. Romanos 14:10-12.
''Porque todos nós temos de nos apresentar diante de Cristo, para sermos julgados por Ele. E cada um vai receber o que merece de acordo com o que fez de bom ou de mal na sua vida terrena.'' II Coríntios 5:10. "- Escutem! – diz Jesus. – Eu venho logo! Vou trazer comigo as Minhas recompensas, para dá-las de acordo com que cada um tem feito." Apocalipse 22:12.
Concluímos que o pecado é universal pela raça e para a raça, mas a responsabilidade é individual com os pecados que cada indivíduo comete. Não há nenhuma contradição. Antes, são pecados que devem ser compreendidos em sua respectiva esfera e no seu sentido real. A universalidade para a raça toda; a responsabilidade para cada indivíduo responsável. E todo homem o é, não porque tenha sido antes do nascimento, mas porque peca, ele próprio, em sua vida.
Somos seres que têm de responder ao Criador. "Porque haveis de ainda ser feridos, visto que continuais em rebeldia? Toda a cabeça está doente e todo o coração enfermo. Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo." Isaías 1:5 e 6. "Então, será que nós os judeus estamos em melhor situação do que os não-judeus? De jeito nenhum! Já tenho mostrado que todos, judeus e não-judeus, estão debaixo do poder do pecado. Pois todos pecaram, e se afastaram da presença salvadora de Deus." Romanos 3:9, 23.
Como podemos ser justificados? Aceitando Jesus Cristo.
- justificação é obra de um só momento.
- santificação é obra de uma vida toda.
"E assim como os homens se tornaram pecadores por causa da desobediência de um só homem, assim também serão aceitos por Deus por causa da obediência de um só homem." Romanos 5:19.
"Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: Senhor Justiça Nossa." Jeremias 23:6.
"Deus aceita os homens por meio da fé que eles tem em Jesus Cristo. Ele faz isso a todos os que crêem, porque não há nenhuma diferença entre uma pessoa e outra. Mas Deus, pela Sua graça, os aceita de volta sem exigir nada, por meio de Jesus Cristo que os salva." - Romanos 3:22 e 24.
"Deus não nos escolheu para sofrer o Seu castigo, mas para ter a salvação por meio de nosso Senhor Jesus cristo." I Tessalonicenses 5:9.
"Mas Deus nos mostrou o quanto Ele nos ama: quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. E agora, já que fomos aceitos por Deus por meio da morte de Jesus Cristo, com muito mais razão ainda ficaremos livres, por meio dEle, do castigo de Deus. Éramos inimigos de Deus, mas Ele nos fez Seus amigos por meio da morte de Seu Filho. Agora que somos amigos de Deus, com muito mais razão ainda seremos salvos pela vida de Cristo! Além disso, nós nos alegramos em Deus por meio de nosso Senhor Jesus cristo, que agora nos fez amigos de Deus." Romanos 5:8-11.
"A Sua morte foi morte para o pecado, e de uma vez para sempre. E a vida que Ele agora vive é vida para Deus. Assim também vocês devem se considerar como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em união com Jesus Cristo. Que o pecado, portanto, não domine os corpos mortais de vocês, fazendo que obedeçam os desejos da natureza humana. Nem entreguem nenhuma parte de vocês mesmos ao pecado, para ser usada para o mal, Ao contrário, entreguem-se a Deus, como pessoas que foram trazidas da morte para a vida, e entreguem todo o ser de vocês a Ele para ser usado para fins justos." Romanos 6:10-13.

UM APELO DE DEUS A VOCÊ

"Os céus e a Terra tomo hoje por testemunhas contra ti que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição: escolhe, pois, a vida, para que vivas tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à Sua voz, e apegando-te a Ele: pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó". Deuteronômio 30:19 e 20:

1 Comments:

At 21/12/09 23:37, Anonymous Anônimo said...

tarp alaskan ehealth encounters probe certificates quacktrack accrediting directly isaiah drying
semelokertes marchimundui

 

Postar um comentário

<< Home