segunda-feira, abril 24, 2006

JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ


Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero sobe os degraus da igreja do castelo de Wittenberg, Alemanha, e prega na porta de madeira maciça, as 95 teses que logo desencadeiam a Reforma Protestante.
O repentino vislumbre, de Martinho Lutero, na famosa escadaria, de que o justo viverá pela fé, foi um importante marco na Reforma Protestante. Mas as 95 teses que ele afixou sobre a porta da igreja em Wittenberg não eram basicamente uma discussão adicional do tema da justificação pela fé. Antes, tratavam principalmente de reformas necessárias no sistema religioso da época, com insistência sobre liberdade de consciência, condenação à venda de indulgências, e graves denúncias contra abusos papais.
As 95 teses que serão apresentadas neste blog numa série de artigos, estão centradas sobre as verdades da justificação pela fé em Jesus Cristo somente. São uma mensagem de aplicação ilimitada, mantendo-se num crescendo até prevalecer um único interesse; um assunto que supera todos os demais – Cristo, justiça nossa. Vivemos nesse tempo. A mensagem dos três anjos tem sido proclamada e continuará ressoando até que alcance proporções de alto clamor.
O propósito desta série de artigos no blog é estimular a reflexão e o estudo do grande tema da justiça de Cristo. É escrito primordialmente para um público adventista do sétimo dia, acompanhado de um conjunto de lições bíblicas destinadas a partilhá-las com seus amigos.
A teoria da justificação pela fé é dinâmica. Uma vez que a entenda, você nunca mais será o mesmo. Mas a teoria não é suficiente. O poder real vem quando você a experimenta por você mesmo. Convido-o a partir de hoje a obter a experiência de toda uma vida!


JUSTIFICAÇÃO: O que é ser cristão?

“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer” João 15:5

TESE 1 - O cristão faz o que é certo por ser cristão, nunca a fim de sê-lo.

Aconteceu durante as primeiras semanas de um pastor em um novo distrito pastoral. Naquela igreja, seu alvo era visitar cada família, para começar a familiarizar-se com os membros. Mas é fácil ficar só em conversinhas inconseqüentes: ''Aquela foto ali sobre a lareira é da tia Minnie?" ''Sim."
Então inventou um truque: uma pergunta, que faria em toda casa que visitasse: "Qual é sua definição de cristão?'' E procurou manter um registro cuidadoso de cada resposta.
"Cristão é alguém que vive segundo a regra áurea.''
"O cristão será honesto."
"Cristão é alguém bondoso e compassivo."
"O cristão é um bom vizinho.''
Ouviu muitas respostas, diferentes umas das outras, mas havia um denominador comum. Toda resposta era de cunho comportamental. O nome de Cristo estava notoriamente ausente.
Você pode ler reportagens de homens de imprensa entrevistando alguém na rua, formulando perguntas semelhantes. O padrão de respostas é o mesmo.
"O cristão faz isso e aquilo. O cristão não faz aquiloutro." Quantas vezes você ouve a resposta – "Cristão é alguém que conhece e ama a Cristo"?
O que é cristianismo? Baseia-se preponderantemente em comportamento? Ou se baseia fundamentalmente em relacionamento? Aqui está o ponto fundamental para se compreender e experimentar salvação pela fé em Cristo. O cristianismo é uma questão de conhecer a Cristo. E o comportamento que distingue o cristão do não-cristão é resultado do relacionamento de fé com Jesus – jamais a causa.
Por exemplo: Uma macieira produz maçãs por ser uma macieira, nunca a fim de ser uma. Jesus fez a mesma comparação: "Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons." S. Mateus 7:17 e 18.
Se estiver interessado em bons frutos, o ponto de partida é uma boa árvore. Sua tarefa, pois, é regar a árvore, talvez fertilizá-la, e permitir que sol, chuva e vento cumpram sua obra. Não há necessidade de exercer esforços para que produza frutos. Se tiver uma árvore saudável, os frutos virão naturalmente.
Assim se dá na vida cristã. Aquele que tenta viver a vida cristã empenhando-se em comportamento, está como que num beco sem saída.
Parábolas de Jesus torna isso claro: "É pela renovação do coração, que a graça de Deus atua para transformar a vida. Não basta a mudança exterior para pôr-nos em harmonia com Deus. Muitos há que procuram reformar-se, corrigindo este ou aquele mau hábito, e esperam desse modo tornar-se cristãos, mas estão principiando no lugar errado." – Pág. 97.
Não importa quão correta possa ser sua vida, não importa a quantidade de boas ações que possa praticar, não importa quão religioso possa parecer, você não será um cristão genuíno até conhecer a Jesus Cristo pessoalmente, na base de um para um. Fazer o que é certo jamais o tornará um cristão. Apenas o tornará moral.
A igreja primitiva mantinha em tal proporção seu enfoque sobre o Senhor Jesus Cristo, que Ele era o tema de seu pensamento e conversação. "Cristo fez isso, e Cristo fez aquilo.'' finalmente, alguém declarou: "Vamos chamá-los de cristãos.''
Como você seria chamado se recebesse o nome segundo aquilo em que mais pensa e de que mais fala? Você é uma boa pessoa? Ou é realmente um cristão? Pense a respeito disso!

Adaptado de: MORRIS L. VENDEN
“95 teses sobre justificação pela fé” Casa Publicadora Brasileira - Tatuí - SP



TESE 2: Justiça = Jesus. Não temos justiça à parte dEle.
Continua...