quarta-feira, janeiro 10, 2007

Peixe de toda a espécie na Rede


As horas alegres que passamos pescando numa embarcação ou nas margens dos rios e dos lagos, são durante muito tempo lembradas.
Quanta satisfação proporciona um passeio pelo mar! As horas parecem minutos quando procuramos ao longo das praias diferentes espécies de conchas e esqueletos de animais aquáticos! São muitos os animais que ali vivem! Temos as esponjas, que se prestam depois de secas para toucador de casa; as medusas, que flutuam geralmente, se parecem com um guarda-chuva colorido aberto, com uma franja de fitas; o coral, empregado na confecção de jóias; a estrela do mar, os caramujos, as ostras e mexilhões, as lagostas que quase provocaram uma guerra do Brasil contra a França, lembram-se? Lagostins e camarões, caranguejos, cavalo marinho e outros exemplos curiosos de animais e peixes. Como é maravilhoso o mundo aquático! Amo admirá-lo (e sem danificá-lo ou sequer interferir na rotina de um ser, por menor que seja)!

Alguns dos alimentos, usados por muitos, provêm do meio aquático. Da água doce dos rios e dos lagos, mas muito mais provém da água salgada. Alguns dos petrechos utilizados para capturar os seres aquáticos são, entre outros: pinças, anzóis e rede. Cristo falou com a multidão uma série de parábolas, assentado à beira-mar.

"O reino dos céus é semelhante a uma rede, que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie." Mateus 13:47-50

Desde que a rede é lançada ao mar, ali ela haverá de apanhar o que vier. Entendemos assim o adágio popular: "Tudo que cai na rede é peixe". O reino dos céus, disse Jesus, é semelhante a uma rede lançada ao mar. O lançar da rede é a pregação do Evangelho. É um trabalho penoso e que requer muita habilidade. Lançar a rede, representa esforço e paciência. O esporte da pescaria, que nem sempre é esporte, pois também é profissão é chamado o esporte da paciência... A pregação do Evangelho igualmente é penosa e requer dedicação e paciência para colher os resultados.

Eis a que estão sujeitos os pregadores:
"Que mais posso dizer? O tempo é pouco para falar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas. Pela fé eles lutaram contra nações inteiras e venceram. Fizeram o que era certo e receberam o que Deus lhes havia prometido. Fecharam a boca de leões, apagaram incêndios terríveis, e escaparam de serem mortos à espada. Eram fracos mas se tornaram fortes. Foram poderosos na guerra e venceram os exércitos estrangeiros. Pela fé as mulheres receberam de volta, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados até à morte, mas recusaram a liberdade, a fim de ressuscitarem para uma vida melhor. Alguns foram humilhados e surrados, e outros amarrados e jogados na prisão. Outros foram apedrejados, outros serrados pelo meio, e outros mortos à espada. Andaram de um lado para outro vestidos de peles de ovelhas e de cabras, pobres, perseguidos e maltratados. Andaram pelos desertos e montes, vivendo em cavernas e em buracos na terra. O mundo não era digno deles!" – Hebreus 11:32-38.

Este evangelho congrega na igreja bons e maus, da mesma forma como a rede traz toda espécie de peixes... Quando terminar a missão do evangelho, o Juiz efetuará a obra de separação. Cristo viu que existência de falsos irmãos na igreja, motivaria que se falasse mal do caminho da Verdade. O mundo difamaria o Evangelho por causa da vida incoerente de falsos professos, Mesmo os cristãos seriam induzidos a tropeçar, ao verem que muitos que levavam o nome de Cristo não eram governados pelo Seu Espírito. Havendo tais pecadores na igreja, os homens estariam em perigo de pensar que Deus lhes desculparia os pecados.

"Não amem ao mundo, nem o que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus o Pai. Nada que está no mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos, e o orgulho pelas coisas da vida - tudo isto vem do mundo. O mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas desejam. Porém quem faz a vontade de Deus vive para sempre." – I João 2:15-17.

Por isso Cristo ergueu o véu do futuro e ordenou a todos que notassem que o caráter e não a posição é que decide o destino do homem. O caráter celeste deve ser adquirido na Terra, ou jamais se poderá obter. Um caráter reto não se forma por acaso, mas mediante perseverante e incansável esforço, pelo aproveitamento de todo talento e aptidão de que se foi dotado para a glória de Deus. O Senhor deseja que atinjam o mais elevado grau de excelência, que alcancem o mais alto lance da escada, para que daí penetrem no céu.

"Deus nos deu poder intelectual e moral; mas, em grande medida, cada um é o arquiteto de seu próprio caráter. Cada dia a estrutura mais se aproxima do termo. A Palavra de Deus nos adverte a estar atentos quanto à maneira por que edificamos, para ver se nosso edifício está fundado na Rocha eterna. Aproxima-se o tempo em que nossa obra se revelará tal como é. Agora é o tempo em que todos devem cultivar as faculdades que lhes foram dadas por Deus, a fim de formarem caráter útil, aqui, e apto para uma vida mais elevada no porvir." – Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 222.

O caráter será a única coisa durável que levaremos conosco para a eternidade.
"Com certeza vocês sabem que os maus não herdarão o Reino de Deus. Não se enganem, não herdarão o Reino de Deus os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexuais, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os difamadores, os marginais''. – I Coríntios 6:9 e 10.

"Tanto a parábola do joio, como a da rede, claramente ensinam que não haverá um tempo em que todos os ímpios se converterão a Deus. O trigo e o joio crescem juntos até à ceifa. Os peixes bons e os ruins são puxados juntamente para a margem, para uma separação final." – Parábolas de Jesus, p. 123.

Assim será no fim do mundo. Sairá o decreto divino:
"Quem é mau continue a fazer o mal, e quem é imundo continue a ser imundo. Quem é bom continue a fazer o bem, e quem é santo continue a ser santo. Escutem! – diz Jesus – Eu venho logo! Vou trazer comigo as Minhas recompensas, para dá-las de acordo com o que cada um tem feito. Eu sou o Alfa e o Omega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. Felizes os que lavam bem suas roupas (no sangue do cordeiro), para terem o direito de comer do fruto da árvore da vida, e para poderem entrar pelas portas da cidade. Mas fora da cidade estão os viciados e os feiticeiros, os imorais e os assassinos, os que adoram ídolos e os mentirosos em palavras e atos. Eu, Jesus, mandei meu anjo anunciar estas coisas a vocês nas igrejas. Eu sou descendente do rei Davi. Sou a brilhante Estrela da manhã. O Espírito e a Noiva dizem: Venha! Aquele que houve isto diga também: Venha! Aquele que tem sede, venha. E quem quiser, receba de graça da água da Vida". – Apocalipse 22:11-17.
"Essas parábolas ensinam que depois do Juízo não haverá graça. Quando findar a obra do evangelho, seguir-se-á imediatamente a separação de bons e maus, e o destino de cada classe será fixado para sempre.essas parábolas ensinam que depois do juízo não haverá graça." – PJ, p. 123.

"Quem não tinha seu nome escrito no livro da vida foi jogado no lago do fogo" - Apocalipse 20:15. O livro da vida por um lado e o lago de fogo por outro. Salvação e perdição eternas. Foi uma vez destruída a população da Terra pela água; segunda e última vez sê-lo-á pelo fogo.
"Estes zombadores se esquecem, de propósito, que há muito tempo atrás Deus deu uma ordem, e os céus e a Terra foram criados. A Terra foi formada da água e no meio da água, e também pela água do Dilúvio o antigo mundo foi destruído. Mas os céus e a Terra que agora existem estão sendo guardados pela mesma palavra de Deus, para serem destruídos pelo fogo. Estão sendo guardados para o Dia do Julgamento e da destruição dos homens maus". – II Pedro 3:5 -7.
Deus, todavia não deseja a destruição de ninguém. Está escrito:
"Dize-lhes: tão certo como Eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho, e viva. convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que haveis de morrer, ó casa de Israel?" – Ezequiel 33:11.
Durante todo o período da graça Seu Espírito insta com os homens para que aceitem o dom da vida. Somente os que Lhe rejeitam a intercessão serão deixados a perecer. Deus declarou que o pecado precisa ser destruído como um mal nocivo ao universo. Os que se atêm ao pecado hão de perecer na destruição do mesmo, que se dará no fim do mundo. "Depois dirá aos que estão à sua esquerda: Afastem-se de Mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos." - Mateus 25:41.
Preparado para o Diabo e seus anjos! Mas, muitos homens estão se candidatando voluntariamente para esse fim terrível. "O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Ao contrário, Ele tem paciência com vocês, porque não quer que ninguém seja destruído, mas que todos se arrependam". - II Pedro 3:9.
Arrependimento, eis a necessidade. Deus está propondo ao homem: "Os céus e a Terra tomo hoje por testemunhas contra ti que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência". - Deuteronômio 30:19.
Quando Fernando Cortez há mais de 4 séculos aportou no país dos astecas, disse aos seus soldados: "Todo homem medroso volte embarcado para Cuba" Este era o país de onde tinham vindo nessa expedição. Após o brado do chefe Cortez, houve um profundo silêncio!
E aqueles poucos soldados empreenderam a conquista do México.
Sabem o que fez Cortez para impedir que seus soldados voltassem acovardados? Depois de ordenar que todo medroso voltasse, e ninguém respondeu, ele ateou fogo aos navios. Não havia modo de voltar atrás. Os navios foram reduzidos à cinza.


Quer você também, meu prezado leitor, semelhantemente atear fogo às embarcações de seus pecados passados e hoje aportar na terra das conquistas para a eternidade com Cristo Jesus como o Comandante? Assim seja!