sábado, dezembro 30, 2006

Princípios da boa música


Nem toda música religiosa é boa e nem toda música secular é má. Quando os princípios seguintes são aplicados a ambos os tipos de música, podem ser feitas escolhas para acomodar os gostos individuais, institucionais e culturais. Toda música deveria ser julgada pelo padrão indicado em Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”, dando consideração a:

1- Contexto: uma filosofia de música que é baseada em valores cristãos e crenças doutrinárias da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

2- Função e Adequação: a música que vai de encontro às necessidades espirituais e sociais para a nutrição, edificação, e crescimento do corpo coletivo.

3- Performance: uma demonstração de conhecimento, compreensão e habilidade para que se obtenha uma efetiva comunicação da mensagem pretendida através da música.

4- Decoro: presença de palco do músico tanto quanto suas maneiras e respeito aos ouvintes; tudo isso tem um tremendo impacto sobre o comportamento.

5- Estilo: conhecimento e compreensão do estilo a que pertence a música. A partir do momento em que a indústria da música rotula a música como “religiosa” somente por causa da letra (e não da música), se torna imperativo que os músicos sejam treinados para avaliar tanto a letra como a música a fim de evitar misturar o santo e o profano. Nossa música deve ser distintamente diferente do mundo e deve representar quem nós somos e o que nós somos – Cristãos Adventistas do Sétimo Dia. Traços culturais são meramente incidentais e não devem ser o foco ou a motivação para a escolha da música.

6- Letra: mensagens que atribuem louvor a Deus e reforçam as doutrinas e crenças da Igreja bem como reforçam valores morais (música secular), devem ambas edificar e elevar o espírito do ouvinte.

A boa música é aquela que:

Expressa os princípios do caráter de Deus (fé, verdade, reverência, obediência, respeito, amor, pureza, honestidade, sinceridade, alegria)
Pode ser interpretada ou ouvida na presença de Deus.
Salienta o crescimento e desenvolvimento espiritual e intelectual.
Não mistura o santo com o comum ou profano.
É apropriada para a ocasião.
É harmoniosa para o corpo, mente e espírito.
Tem qualidades artísticas – equilíbrio entre ritmo, melodia e harmonia.

As dez bem aventuranças dos músicos da igreja

1- Bem-aventurados os que cantam com a mente. (1Coríntios 14:15)
2- Bem-aventurados os que cantam para louvar a Deus, e não a homens. (Mateus 15.8)
3- Bem-aventurados todos aqueles que cantam com sinceridade de coração.
4- Bem-aventurados os que cultivam a música sacra. (Efésios 5.19)
5- Bem-aventurados os crentes que executam seus instrumentos unicamente para louvar o nome de Deus, e os usam para o seu serviço. (Salmo 150)
6- Bem-aventurados os coristas ou instrumentistas que chegam antes do horário prefixado para o ensaio.
7- Bem-aventurados os que evangelizam por meio da música sacra.
8- Bem-aventurados os músicos que pertencem verdadeiramente ao Senhor Jesus Cristo.
9- Bem-aventurada a igreja cujos músicos sabem discernir conscientemente o objetivo da música no culto.
10-Bem-aventurada a igreja que valoriza e canta somente textos e músicas que glorificam a Deus e edificam seu povo.

3 Comments:

At 18/3/07 15:49, Anonymous Anônimo said...

Estamos, como adventistas, mudando nossos paradigmas através de uma prática (mal-orientada) de "fazer versões" de músicas evangélicas contemporâneas, cujos autores não são norteados pelos nossos princípios (e nem poderiam ser!). O que se verá no futuro será cada vez mais "shows gospels" não só patrocinados por adventistas (como a turnê brasileira de David Phelps), mas produzido por nós. Daí se cumprirá o que se diz no segundo volume de mesagens Escolhidas p. 36, a respeito da música mal-dirigida e de efeito "dançante".

 
At 23/1/10 17:51, Anonymous Anônimo said...

é triste vermos em nossa comunidade tantos tantos hinos sendo cantados hoje sem uma mera inspiração divina, temos o nosso hinario adventista com 610 hinos inspirado pelo ESPÍRITO SANTO; e tem cultos que não são cantados nenhum, os jovens estão perdendo o interece pelos nossos hinos e a culpa em certo ponto é nossa que fazemos parte da liderança, é triste mas é a verdade estamos perdendo de vista os principios cristão.

 
At 25/2/12 16:01, Blogger Pereira said...

“A vasta diversidade de crenças nas igrejas protestantes é por muitos considerada como prova decisiva de que jamais se poderá fazer esforço algum para se conseguir uma uniformidade obrigatória. Há anos, porém, que nas igrejas protestantes se vem manifestando poderoso e crescente sentimento em favor de uma união baseada em pontos comuns de doutrinas. Para conseguir tal união, deve-se necessariamente evitar toda discussão de assuntos em que não estejam todos de acordo, independentemente de sua importância do ponto de vista bíblico.”
O Grande Conflito, pág. 444 – Capitulo “A Imutável Lei de Deus”


Na "Adventist Review" (Revista Adventista) de 8 de novembro de 2001, o editor assistente Roy Adans escreveu um artigo no qual elogia os "relevantes" serviços prestados à igreja Adventista por Bert B. Beach. Na entrevista que Beach concedeu a Roy Adans, ele disse que o maior evento de sua vida foi sua assistência ao Concílio Vaticano II. Também disse que ele se vê como um "construtor de pontes" (entre a IASD e outras igrejas). Estas palavras também são de Beach: "Deveríamos ser especialmente cuidadosos quando falamos sobre "Igreja Católica", disse ele. "Deveríamos lidar com a teologia e os ensinamentos Católicos como eles emergiram do Concilio Vaticano II e dos documentos Contemporâneos da Igreja. Não deveríamos usar apenas citações do século dezenove ou mesmo anteriormente, nos dias do Concílio de Trento. Devemos estar seguros de que o que dizemos que eles estão ensinando é de fato assim".
O doutor Alberto Rivera no primeiro fascículo da Série Alberto, na página 28, escreve entre outras coisas: O primeiro grupo Protestante infiltrado pelos Jesuítas foram os Adventistas do 7° Dia. Depois se moveram para os Batistas, Metodistas, Presbiterianos, Luteranos, etc... até que todos eles foram infiltrados, incluindo os Mórmons e Testemunhas de Jeová. Todos os Seminários, Universidades e Colégios foram os próximos. Os Jesuítas dirigiram a Ação Católica Jovem, Legião de Maria e os Cavaleiros de Colombo os quais realizaram esta tarefa.



Acesse sequenciadamente os seguintes endereços eletrônicos:
(copie e cole)

NADER MANSOUR –

http://www.youtube.com/watch?v=OE0r3pW-7fc

http://www.youtube.com/watch?v=N8RE0ImijjY

http://www.youtube.com/watch?v=J9IluFsoLbc

http://www.youtube.com/watch?v=V69rTGkWSuQ

http://www.youtube.com/watch?v=BM1fT4M4Xtk

http://www.youtube.com/watch?v=PyinbnHHqXI

http://www.youtube.com/watch?v=YQ5a8PmE1nU

http://www.youtube.com/watch?v=aKeuFlVp_8E

http://www.youtube.com/watch?v=aMtOfPq-Ns4

Quem gostar, retorne. Tenho bastante informações.
Urso10000@gmail.com
Abraços.

 

Postar um comentário

<< Home